15/09/2021 às 08h46min - Atualizada em 15/09/2021 às 08h46min

Covid-19: vacina em forma de spray está em fase de testes em animais e pode ficar pronta em 2022

Primeiros resultados com o imunizante foram promissores, aponta uma das pesquisadoras responsáveis pela pesquisa

REDAÇÃO
J15MNEWS
Uma vacina em ‘spray’ nasal contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores brasileiros já está em fase de testes em animais. A informação é de Daniela Santoro, professora de imunobiologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e uma das responsáveis pela pesquisa.
 
O ‘spray’ se diferencia dos imunizantes em uso no Brasil por sua aplicação ser pelo nariz e não intramuscular. A ideia dos pesquisadores é induzir a produção de um anticorpo do tipo IgA (Imunoglobulina A) nas mucosas, como a boca e o nariz — por onde ocorre o contágio. Se der certo, o organismo conseguiria impedir ou reduzir consideravelmente os efeitos de uma infecção pelo novo coronavírus.
 
Daniela explica que os primeiros resultados do estudo são promissores.  “A gente está fazendo testes em animais, e a gente vê que depois que a gente aplica esse ‘spray’ nasal nos animais, no caso os camundongos, eles produzem essa resposta imune de anticorpos locais. Esse é o objetivo da vacina e é isso que a gente está testando”, pontua. 

Saiba mais ouvindo nosso material em áudio:

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

231567

views

640973

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.6%
63.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp