10/09/2021 às 08h14min - Atualizada em 10/09/2021 às 08h14min

OURO BRANCO:Incêndio queima há dois dias e destroi vegetação da serra

As labaredas consomem vegetação, afugentam animais da reserva do Cerrado nativo.

REDAÇÃO
J15MNEWS
Gerando um impacto incalculável na fauna e flora, um incêndio florestal de grandes proporções tomou conta de uma área  de preservação ambiental do Cerrado nativo  da Serra de Ouro Branco.

Há dois dias, as chamas consomem hectares da vegetação nativa. No local, há famosos atrativos naturais, como a Canela de Ema, planta típica do serrado encontrada somente em cinco cidades do país. 

 

De acordo com informações a Canela de Ema apresenta grande potencial ornamental, conferido pela singularidade de sua arquitetura foliar e beleza das flores. Pode ser utilizada como elemento na composição de jardins, de forma isolada ou em conjunto, sozinha ou combinada com outras espécies.

Os caules também possuem potencial ornamental e podem ser empregados na produção de arranjos artesanais ou na extração de fibras para produção de cordas e sacarias. 

Na medicina popular, existem relatos do seu uso como anti-inflamatório no tratamento de contusões e dores em geral.
Estudos fitoquímicos demonstraram que os extratos obtidos das folhas e caules da canela-de-ema, possuem óleos essenciais e propriedade antioxidante.


O incêndio começou na quarta-feira é já mobilizou uma grande força tarefa e até uso de aeronaves, segundo informações o incêndio começou na região de Miguel Burnier e pode ser visto por quilômetros.
 
As autoridades de defesa civil municipal, corpo de bombeiros do estado, voluntários além de dois aviões e um helicóptero   estão deste quarta-feira dia (8) tentando dissipar as chamas. Mas apesar dos esforços, chamas podiam ser vista na serra na madrugada desta sexta-feira dia (10).


Nesta época do ano, a seca severa favorece a ocorrência de queimadas, muitas vezes iniciadas ilegalmente. Ainda não se sabe a origem do incêndio na região,  e descobrir a causa em situações assim é complexo ou impossível. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

231567

views

640973

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.6%
63.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp