16/05/2020 às 07h08min - Atualizada em 16/05/2020 às 07h08min

O retorno das atividades comercial de Lafaiete pode está mais próxima

Prefeito Mário Marcos vê possibilidade de reabertura de comércio

FATO REAL

Uma das condições impostas pelo programa “Minas Consciente”, que disciplina a reabertura gradativa dos estabelecimentos comerciais e do setor de prestação de serviços no estado, é a existência de um número mínimo de centros de terapia intensiva nas cidades-polo.


Em entrevista concedida nesta quinta-feira (15/05) ao “Boletim Coronavírus” da rádio Carijós, o prefeito Mário Marcus informou que Conselheiro Lafaiete está muito próxima de atender a esse requisito com a estrutura que está sendo montada, incluindo o funcionamento do São Camilo, que deve começar a funcionar até o final da próxima semana, como hospital de

Ele explicou que, para atender às exigências do governo estadual, a Macrorregional de Saúde Centro-Sul, que tem sede em Barbacena e se subdivide em microrregiões ao redor de quatro cidades-polo (Lafaiete, Congonhas, São João del Rei e a própria Barbacena) está reestruturando toda a rede hospitalar a fim de corresponder às expectativas: “Não é preciso atingir 100% da meta que cabe a cada microrregião. Quando tivermos 70% da reestruturação hospitalar pronta, poderemos aderir às ondas do “Minas Consciente”, como ficou muito claro na reunião de ontem do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, até mesmo pelo posicionamento do Ministério Público, que também participou da videoconferência. Na reunião, ficou muito claro que a reabertura do comércio está muito próxima, podendo acontecer nas próximas semanas”.

 

Para se inserir nas regras e reabrir o comércio com segurança, é preciso ter à disposição de eventuais vítimas da Covid-19 em Lafaiete 28 leitos de UTI e 69 leitos clínicos. A inauguração do hospital de campanha no São Camilo corresponderá à ativação de 11 vagas em unidade de terapia intensiva e 50 leitos clínicos, além de outros abertos na Policlínica Municipal. Conforme observou Mário Marcus, a oferta de leitos clínicos alcançará os 100% da quantidade determinada pelo governo do estado. Para cumprir a meta em relação aos CTIs, a prefeitura negocia com o Hospital e Maternidade São José a ampliação dos leitos disponíveis.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

224170

views

620784

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp