18/07/2021 às 11h56min - Atualizada em 18/07/2021 às 11h56min

Obstrução intestinal: saiba tudo sobre a condição que acometeu Jair Bolsonaro

A obstrução intestinal ocorre no sistema digestivo e nessa condição a comida digerida é impedida de passar normalmente pelo intestino e chegar até o ânus

REDAÇÃO
J15MNEWS

O que é Obstrução Intestinal?

De forma resumida e simplificada, essa é uma condição gastrointestinal, ou seja, que ocorre no sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus). Nessa condição a comida digerida é impedida de passar normalmente pelo intestino.

Causas

Dentre alguns fatores que podem causar a obstrução intestinal, a mais comum é quando o paciente já foi submetido a algum tipo de cirurgia no abdome. Esse é o caso do presidente Bolsonaro, que precisou realizar cirurgia após sofrer um atentado durante a campanha eleitoral de 2018. É isso o que explica o médico coloproctologista e cirurgião geral, Marcos Tavares.

“Normalmente, esses pacientes já sofreram algum tipo de cirurgia abdominal, porque toda vez em que se abre a parede abdominal do paciente existe o risco de ter aderência. Isso significa que as alças intestinais ficam grudadas umas nas outras o que cria uma dificuldade da passagem da secreção intestinal, do próprio alimento e do bolo fecal. Isso acarreta a obstrução intestinal”, explicou o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de uma consulta com um médico e a realização de exame de colonoscopia - que faz a captura de imagens do intestino grosso e da parte final do intestino delgado. Dependendo da avaliação médica, é preciso exames complementares para apresentar as condições da parte superior do sistema digestivo, como o esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado. A partir disso, é possível identificar o local da obstrução pela distensão das alças do intestino.

De acordo com um protocolo do Ministério da Saúde, publicado em 2016, pacientes com diagnóstico ou suspeita de obstrução intestinal aguda precisam ser encaminhados de um atendimento inicial na Atenção Básica para um atendimento mais especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais sintomas

  • Intestino preso;
  • Diarreia;
  • Falta ou diminuição do apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Gases;
  • Dor e inchaço abdominal;
  • Febre alta (apenas em casos graves).
 Saiba mais ouvindo nosso material em áudio:



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

245321

views

677083

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.6%
63.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp