11/05/2020 às 06h49min - Atualizada em 11/05/2020 às 06h49min

Saiba como reconhecer se uma amizade é verdadeira!

Um grupo de cientistas revelou que o segredo pode estar na gargalhada

Uma equipe de investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, acredita ter encontrado o elemento que identifica e prova se uma amizade é realmente verdadeira: as gargalhadas.
 

A pesquisa, realizada pelo especialista em comunicação Greg Bryant, publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, e divulgada pela revista Galileu, ressalta que não interessa o local do mundo, se alguém ouve duas pessoas rindo juntas, assume que são amigas, e esta inferência ocorre sobretudo se forem do sexo feminino.

Para efeitos desta pesquisa, os cientistas da UCLA gravaram 48 áudios de alunos que frequentavam a Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos EUA, rindo. Sendo que alguns desses estudantes universitários eram amigos, enquanto outros não.

Na segunda fase da experiência, os cientistas colocaram os áudios tocando para serem escutados por 966 pessoas de diferentes países. Segundo os dados apurados, em 61% dos casos os voluntários foram capazes de identificar com sucesso quais os áudios registravam as gargalhadas de amigos, valor que subiu para impressionantes 80% quando esses risos pertenciam a de mulheres.

Bryant e os outros investigadores sugerem que as experiências realizadas mostram que as gargalhadas entre amigos são regra geral mais espontâneas, de modo que mesmo pessoas de diferentes partes do planeta conseguem identificar essas relações íntimas.

As risadas em questão incluíam irregularidades no som e frequência, o resultado de entusiasmo natural e autêntico.

De acordo com os cientistas a forma como os seres humanos se expressam através do riso poderá ter desempenhado um papel essencial no modo como aprendemos enquanto espécie a cooperar uns com os outros. "Em espécies altamente cooperativas como as nossas é importante para indivíduos identificarem alianças sociais corretamente", explicou Bryant. "Se o riso ajuda as pessoas a alcançar esse objetivo, é possível que tenha tido um papel no desenvolvimento da comunicação social, e na sua relação com interações cooperativas”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

222427

views

615797

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp