05/05/2021 às 07h45min - Atualizada em 05/05/2021 às 07h45min

Após imunização, percentual de óbitos e internações entre idosos com mais de 70 anos cai no estado

JOTA B SILVA
J15MNEWS

 

image.png

image.png

Internações

Os dados relacionados às internações também apontam queda no índice de idosos com mais de 70 anos que precisaram de UTI no estado. Segundo Eva Lídia é possível verificar que, na segunda quinzena de janeiro, 14,8% do total de internações em UTI por covid-19 eram de pessoas na faixa etária de 80 a 89 anos. Já em abril, este número foi para 6,9%.

Entre os idosos de 70 a 79 anos, o percentual de internados caiu de 20,6%, em janeiro, para 15,9%, em abril. Entre as pessoas acima de 90 anos, 5,1% estavam na UTI por covid-19 em janeiro; na última semana de abril este índice passou para 1,7% do total. “A vacina garante a segurança sanitária de toda a população. Os estudos científicos publicados até o momento comprovam que, após a segunda dose, a imunidade é alcançada, individual e coletivamente”, afirma Eva Lídia.

image.png

image.png

Vacinação no estado

Até o momento, Minas Gerais recebeu do Ministério da Saúde 6.811.680 doses de vacinas contra o coronavírus. Cerca de 3,3 milhões de mineiros já foram imunizados com a segunda dose, completando o esquema vacinal necessário para a proteção contra a doença.

Avanço entre jovens

Se entre os idosos é possível observar a redução de casos e óbitos, na faixa etária de 20 a 69 anos houve aumento na proporção dos óbitos e das internações em UTI por covid-19, em relação ao total de notificações no estado.

Eva Lídia avalia que esse aumento se deve tanto à diminuição da porcentagem de casos e óbitos entre pessoas de outras faixas etárias, quanto ao agravamento da doença em todo o país, causado pela introdução de novas variantes e pelo aumento expressivo da circulação de pessoas nos últimos meses. 

“Os índices são justificados pelo impacto da cobertura vacinal nos grupos acima de 80 anos, bem como pelo aumento da incidência geral do número de casos, o que também influencia no aumento de internações causado por agravamento da covid-19”, explica. Por isso, a coordenadora da Sala de Situação alerta sobre a necessidade de se manter as medidas de proteção sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

As informações sobre os óbitos e as internações em Minas Gerais são atualizadas diariamente pela SES-MG na planilha  < XLSX Sistemas >, disponível em https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

total_visits

views

total_views

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp