08/05/2020 às 01h45min - Atualizada em 08/05/2020 às 01h45min

Coronavírus já está circulando em Congonhas, alerta Secretaria Municipal de Saúde

LAFAIETE AGORA
O coronavírus já está circulando em Congonhas e em municípios próximos. Ainda não foi registrado caso positivo para a Covid-19 na cidade, segundo informe epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 07/05, mas essa estatística pode mudar. A projeção da Secretaria Municipal de Saúde é de que, nas próximas semanas, o número de ocorrências aumente. Casos confirmados para a doença devem ser registrados.

Para evitar a disseminação do vírus, a medida mais eficaz é permanecer em isolamento domiciliar e adotar os cuidados preventivos. No entanto, muitas vezes, é necessário sair para realizar algumas tarefas básicas, como ir ao supermercado ou à farmácia. Para isso, medidas de segurança devem ser tomadas.

A médica infectologista do Hospital Bom Jesus, Fernanda Neves Rosa, destaca que ao sair de casa é preciso usar máscara de proteção; manter distância física de 2 metros; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas; e levar álcool gel 70%. Além disso, é preciso evitar abraços, beijos e apertos de mão.

Já ao chegar em casa, o recomendável é tirar os sapatos e as roupas e tomar um banho. Limpar a bolsa antes de guardá-la e higienizar o celular. Se tiver feito compras, deve-se limpar as embalagens.

“A maneira mais eficaz de evitar a transmissão e com a higienização das mãos com frequência e mantendo o distanciamento social”, reforça a médica infectologista.

A Secretaria de Saúde recomenda que a população siga as orientações do Governo Municipal e do Ministério da Saúde e não saia de casa sem necessidade, mantendo a restrição social. A colaboração de todos é importante para evitar a proliferação do coronavírus.

Coronavírus

Os sinais mais comuns da Covid-19 são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Ao sentir os sintomas da doença, antes de procurar os serviços de saúde, ligue para os números de telefone 3732-1919 ou 3732-1948. Equipes da Secretaria de Saúde e profissionais da área, como médicos e enfermeiros, estão preparados para atender as ligações e orientar os paciente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

total_visits

views

total_views

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp