07/05/2020 às 06h38min - Atualizada em 07/05/2020 às 06h38min

CONGONHAS CONFIRMA SEU PRIMEIRO CASO DO CORONAVÍRUS

PACIENTE 1 É UM MÉDICO

FATO REAL

A  prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que um médico plantonista, pertencente ao corpo clínico do Hospital Bom Jesus, teve, na última semana, a confirmação de diagnóstico positivo para a Covid-19. O profissional encontra-se afastado de suas atividades e em isolamento domiciliar, uma vez que não apresentou, até o momento, sintomas graves. A situação foi devidamente notificada aos órgãos competentes de Belo Horizonte, cidade onde reside.

Os profissionais de saúde e pacientes do Hospital Bom Jesus que tiveram contato com o médico estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Congonhas, seguindo os protocolos previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira, 6, ninguém havia apresentado os sintomas, não tendo, portanto, diagnóstico positivo para a Covid-19 no município.

Histórico

Em 27 de abril, véspera do plantão semanal que realiza no HBJ, o médico teve sintomas gripais leves. Apresentou-se para o trabalho, mantendo os devidos paramentos de segurança durante todo o expediente. Diante da piora do quadro gripal, no dia 30, o profissional realizou o exame RT-PCR em um laboratório particular de Belo Horizonte. O resultado positivo do teste foi comunicado à Diretoria do Hospital Bom Jesus na sexta-feira, 1° de maio.

Foram tomadas as medidas necessárias para manutenção do serviço de urgência. Além disso, o protocolo de segurança dos profissionais de saúde e pacientes foi acionado. A Vigilância Epidemiológica de Congonhas fez o rastreio das pessoas que tiveram contato com o médico.

Aqueles que tiveram contato direto com o profissional, ou seja, sem o uso adequado de equipamentos de proteção pessoal (EPIs), já estão em isolamento. Até o momento, não apresentaram nenhum sintoma.

Como o médico  diagnóstico reside em Belo Horizonte, o caso foi notificado naquela cidade e Congonhas segue sem nenhum registro de caso positivo de Coronavírus, conforme boletim epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

total_visits

views

total_views

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp