29/01/2021 às 08h49min - Atualizada em 29/01/2021 às 08h49min

Ano escolar de 2020 da rede pública estadual de ensino termina em 30/1

REDAÇÃO
AGÊNCIA MG

Em razão da pandemia da covid-19, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo não Presencial para garantir a continuidade do ano letivo

  • ícone de compartilhamento

Depois de um ano atípico, marcado pelo isolamento social e com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19, as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais irão encerrar, no próximo sábado (30/1), o ano escolar de 2020. O período de férias escolares vai de 1/2 a 2/3. Já o ano letivo de 2021 está previsto para começar em 4/3.


Nas escolas estaduais, o ano letivo de 2020 foi marcado pela implementação do Regime de Estudo não Presencial, fortalecimento da parceria entre as unidades de ensino e as famílias dos estudantes. Outro destaque foi o desenvolvimento de diferentes estratégias, por parte dos professores, com o objetivo de manter o vínculo com os alunos e consolidar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota.  

Durante o ano, também foi realizada intensa campanha de Busca Ativa dos alunos que estavam infrequentes ou quase abandonando a escola. Os gestores e professores ficaram atentos à participação dos estudantes nas atividades remotas e, quando detectada a ausência dos alunos, desenvolviam estratégias pontuais, como telefonemas para as famílias e, em alguns casos, até visitas às residências dos alunos, sempre seguindo as determinações sanitárias.

Além dos bons resultados alcançados com o Regime de Estudo não Presencial, o ano ainda foi marcado na rede pública estadual de ensino por boas notícias nos indicadores educacionais, como os resultados históricos conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – ano/base 2019.  Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em setembro de 2020, mostraram que Minas Gerais subiu duas posições no ranking dos estados ficando na nona posição, em relação ao Ensino Médio, alcançando a melhor nota desde 2011. Foi o maior salto na história do Ideb do ensino médio no estado, passando de 3,6 para 4,0

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

222307

views

615432

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp