06/05/2020 às 05h40min - Atualizada em 06/05/2020 às 05h40min

Mário Marcus descarta abertura do comércio para compras do Dia das Mães

Lafaiete é a cidade epicêntrica da doença na região

FATO REAL
As aglomerações que se formam dia após dia na porta da única agência da Caixa Econômica de Conselheiro Lafaiete contrariam frontalmente o que é recomendado pelas autoridades de saúde e são motivo de preocupação para a administração municipal. O sentimento foi manifestado pelo prefeito Mário Marcus durante extensa entrevista concedida na manhã desta terça-feira (05/05) ao programa “Boletim Coronavírus”, produzido pela rádio Carijós, em que respondeu a questionamentos dos apresentadores e ouvintes sobre a luta contra o novo coronavírus. “São cerca de duas mil pessoas naquele local e até as marcações que fizemos têm se mostrado insuficientes.   Não são apenas pessoas de Lafaiete, mas também gente de cidades vizinhas que vem na esperança de receber seu benefício. Conversei com os gerentes da Caixa Econômica e eles disseram que, somente ontem 1.100 pessoas foram atendidas na agência de Lafaiete”, relatou.
 

Comércio fechado 

Quanto à reabertura do comércio, Mário Marcus confirmou que, por enquanto, não existe nenhuma perspectiva de retomada. Por estarmos na semana do Dia das Mães, considerado a segunda data mais atrativa para as vendas do comércio, o prefeito ressaltou que as vendas com entrega em domicílio nunca estiveram proibidas na cidade e podem ser feitas a qualquer momento, particularmente às vésperas do Dia das Mães. A abertura das lojas, contudo, continua vetada.

“Nas reuniões que temos mantido com o Ministério Público, as autoridades de saúde e entidades representativas do comércio, temos mostrado aos lojistas aquilo que se decide não apenas em Lafaiete, mas conjuntamente, no âmbito da Macrorregional Centro-Sul de Saúde. Cidades que tentaram reabrir o comércio tiveram que voltar atrás. A reabertura das lojas está diretamente vinculada à reestruturação da nossa rede hospitalar e estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível” .

Saúde

Questionado sobre a estruturação da rede, o prefeito citou  que o  hospital de campanha de Conselheiro Lafaiete, que irá funcionar no prédio do Hospital São Camilo, deverá ter as obras concluídas até o final da próxima semana.

Os profissionais para atuar no hospital de campanha já estão contratados, segundo Mário Marcus  por meio do processo seletivo. O município também está adquirindo equipamentos para a unidade de saúde.

Até o momento, 89 testes de PCR de pacientes de Lafaiete foram realizados na Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte. Dos 18 casos confirmados com Covid, 4 foram realizados na rede pública e os outros 14 na rede privada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

222427

views

615797

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp