12/01/2021 às 17h24min - Atualizada em 12/01/2021 às 17h24min

Lafaiete: Entidades. do Comércio são atacadas verbalmente pelo Prefeito Mário Marcos

A declaração do Prefeito veio 24 horas apos a realização de uma carreata apoiada por pelas entidades

REDAÇÃO
J15MNEWS
 As  entidades  representativas do comércio de Conselheiro Lafaiete publicou uma  nota de repúdio e indignação, horas depois que, o  prefeito Mário Marcus (DEM) classificou como irresponsáveis as entidades como os  da Câmara dos Dirigentes Lojistas(CDL), Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços(ACIAS) e Sidcomércio.

A declaração do Prefeito veio 24 horas após  a realização de uma carreata apoiada por pelas entidades. Os manifestantes saíram da praça do Cristo  percorrendo a cidade manifestando   a insatisfação dos lojistas no que diz respeito  a decisão do Governo  em decretar o fechamento do comércio após o recuo  do Município para  Onda Vermelha do programa Minas Consciente.

 Leia a nota  na Integra:

 

Dirigentes do comércio lamentam que o prefeito, em entrevista no rádio tenha qualificado as entidades e o comércio como irresponsáveis, quando essas estão cumprindo o seu papel de defender o comércio de Conselheiro Lafaiete, que é o principal empregador e gerador de riqueza da cidade.

Diante do fato, e novamente pela obrigação de defender o comércio local e em nome da verdade esclarecem que as entidades sempre atuaram para ajudar a combater a pandemia, também em apoio ao poder público. Não é demais lembrar que o comércio de Lafaiete teve as portas fechadas pela primeira vez em 21 de março do ano passado, e passa pela maior crise da sua história.

Desde então vários decretos foram expedidos pelo município e respeitados pelo comércio da cidade, custando o fechamento de várias empresas e perda de muitos empregos.  O comércio acredita na defesa da vida e é o setor que mais cuidados toma contra a pandemia, seguindo protocolos, exigindo higienização das mãos e uso de máscaras entre outras medidas, além de receber visitas constantes de fiscais da prefeitura.

Mesmo o recuo das entidades em apoiar a passeata dessa segunda-feira e fazer uma carreata, é demonstração de responsabilidade e comprometimento com a saúde, diante de um movimento cujas proporções foram se tornando cada vez maiores. Se as medidas tomadas pelo município foram insuficientes até o momento, mesmo com o apoio do comércio, não é correto ou razoável mais uma vez penalizar as empresas. Inúmeras situações que geram risco de contágio têm ocorrido na cidade sem a devida atenção do município e de outros zelosos órgãos de controle.

É uma lista grande que inclui a já famosa “fila da caixa”, a situação insustentável do transporte coletivo, com ônibus lotados e greves, omissão na fiscalização do uso de máscaras em via pública, falta de barreiras sanitárias entre outras. Nesse contexto, deveriam ser apresentados os dados empíricos que mostrem que fechar o comércio nesse momento é a solução para evitar o crescimento do número de casos, que não há outras maneiras de fazer isso e que a forma usada não é para o poder público apenas a forma menos trabalhosa de tratar o problema, ainda que asfixie as empresas do comércio.

Mas nem diante desse quadro, acreditam ser o caso chamar o prefeito de irresponsável, porque não encontrou outra forma de lidar com a situação atual a não ser fechar o comércio afinal o que se acredita é que ele esteja tentando encontrar soluções, mas também não é admissível que ele chame as entidades e o comércio, de irresponsáveis como fez.

Enfim, o momento é de se unir esforços e a CDL e o SINDCOMERCIO, mais uma vez se propõem a ajudar a buscar soluções mais eficazes, protocolos alternativos e medidas que venham a ajudar a enfrentar a pandemia, sem sacrificar tanto as empresas do comércio que estão com sua sobrevivência em risco.

Esta foi inclusive a proposta protocolada na prefeitura municipal na Carreta desta segunda-feira, 11, e para a qual aguardamos uma resposta do prefeito, para juntos buscarmos alternativas, em favor do comércio e de toda a população.

CDL CL                                                 SINDCOMERCIO CL

Câmara de Dirigentes de Conselheiro Lafaiete          Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete


O Governo não se manifestou sobre os fatos. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

total_visits

views

total_views

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp