01/05/2020 às 04h32min - Atualizada em 01/05/2020 às 04h32min

Mário Marcus agradece governador pelo anúncio da retomada das obras do Hospital Regional

LAFAIETE AGORA
O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM) encaminhou um agradecimento ao governador, Romeu Zema (Novo) pelo anúncio feito na quarta-feira, 29/04, sobre a retomada das obras e conclusão do Hospital Regional. No documento o prefeito prestou informações sobre a obra que teve início em 2009 e paralisada em 2012.

Segundo Mário Marcus, a alvenaria do prédio às margens da MG-129 está 90% concluída, necessitando de obras de acabamento, adequações e da aquisição de equipamentos necessários para o seu funcionamento.


 

Prezado Senhor,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, dirigimo-nos a V. Excia.a fim de agradecer penhoradamente a inclusão do hospital regional de Conselheiro Lafaiete, como um dos quatro hospitais regionais que terão suas obras retomadas com recursos oriundos da empresa Vale S/A, como compensação da tragédia ocorrida no município de Brumadinho em janeiro de 2019.

A construção do hospital regional de Conselheiro Lafaiete foi iniciada em 2009, com recursos do Governo do Estado, está paralisada desde 2012 e outros governos que passaram pelo Estado, não liberaram recursos para a retomada das obras.

A alvenaria está 90% concluída, necessitando de obras de acabamento, adequações e da aquisição de equipamentos necessários para o seu funcionamento. A conclusão das obras desse hospital é de suma importância para a nossa região, muito carente de instalações adequadas para os atendimentos de saúde, já que os quatro pequenos hospitais existentes na cidade, três deles em estado de precariedade, foram construídos há mais de sessenta anos e contaram com pouquíssimas atualizações, tanto nas instalações quanto nos equipamentos.

A macrorregião de saúde Centro Sul é composta por 51 municípios, 04 microrregiões de saúde (Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei) com uma população total estimada em 790.973 habitantes (TCU 2019). O cenário epidemiológico e assistencial nas quatro microrregiões de saúde não estão até o momento, com capacidade ampliada disponível para atender um pico de casos da Covid-19 e sequer para qualquer emergência futura na área assistencial da saúde.

A entrada em funcionamento desse hospital regional vem de encontro às necessidades de bons atendimentos na área da saúde em nossa região composta de 20 municípios e com população aproximada de 300.000 habitantes, bastante fragilizada em sua estrutura de saúde, fato este que estamos sentido na pele, no enfrentamento da pandemia do coronavirus.

Trata-se de uma luta que temos enfrentado desde o início da atual administração, juntamente com o nosso Deputado Glaycon Franco que está nesta batalha desde que assumiu seu mandato de deputado estadual, esforço esse que foi coroado hoje pelo anúncio feito por V. Excia., em entrevista concedida à TV Minas, a qual encheu de esperança o povo de nossa região, o que pôde ser constatado através das inúmeras publicações nas redes sociais apoiando e ressaltando a importância da entrada em funcionamento desse hospital.

O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, quando esteve em nossa cidade no mês de março último, a convite do deputado Glaycon Franco, percorreu as instalações do hospital e prometeu esforços no sentido do Estado atuar como parceiro do município na conclusão desse importante centro de saúde para atendimento a toda região, o que agora se consolida.

Por isso tudo governador, o povo de Conselheiro Lafaiete e de toda a região do Campo das Vertentes e do Vale do Piranga agradece a V. Excia. pelo vosso interesse na inclusão do referido hospital dentre as unidades que terão suas obras retomadas, nos colocando à disposição para, juntos, trabalharmos nas providências para que essa grande obra possa ser concluída e entregue para uso da nossa população.

Agradecidos com a relevante iniciativa, o povo de Lafaiete, por mim representado, envia votos de elevada estima e consideração aos anseios do nosso município.

Mário Marcus Leão Dutra


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

total_visits

views

total_views

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp