09/09/2021

Flagrante da Natureza :Ourico do mar negro.

Foto feita num recife de corais no litoral sul da Bahia por Pedro Chaves

Pedro P. Chaves
Os ouriços-do-mar são revestidos por grandes espinhos afiados e, por vezes, cobertos de veneno. Tocar ou pisar esses espinhos origina, geralmente, uma lesão perfurante e dolorosa. Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

Os espinhos dos ouriços-do-mar devem ser extraídos imediatamente. Uma vez que o vinagre dissolve a maior parte dos espinhos dos ouriços-do-mar, provavelmente é suficiente aplicar várias compressas ou banhos de vinagre para extrair os espinhos que não tenham penetrado mais profundamente.

Para os espinhos encravados, pode ser necessário remoção cirúrgica. (Em geral, radiografias não são necessárias antes da cirurgia, mas podem ser necessárias se o médico suspeitar da existência de espinhos encravados, mas não tiver certeza.) A submersão da parte do corpo lesionada em água quente costuma aliviar a dor.
Link
Relacionadas »
Comentários »
visitas

222427

views

615797

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.7%
63.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp