10/04/2021

Destaques: Caverna ‘perdida’ há mais 100 anos é redescoberta em Curvelo: entenda

Curvelo

O Tempo

Uma caverna que estava há mais de 100 anos “perdida” foi, enfim, encontrada em Curvelo, na região Central de Minas. Os pesquisadores que fizeram o achado explicaram que a Lapa de Quatro Bocas, como havia sido batizada pelo cientista Peter Lund, em 1835, havia sumido devido às inúmeras mudanças de nome que sofreu ao longo do tempo. 

Recentemente, foi desvendado que a cavidade natural, hoje, é conhecida como Gruta do Tatu. A descoberta foi possível após comparação entre os registros do Peter Lund (1801 – 1880) e os mapas atuais da região. Um dos responsáveis pela solução do mistério foi o professor e pesquisador Luciano Emerich Faria, do Centro Universitário Newton Paiva.

“O fato de estarmos apresentando a descoberta este ano é especialmente gratificante. Afinal, trata-se da comemoração dos 220 anos do nascimento de Peter Lund. Considerado o pai da paleontologia, ele foi uma figura decisiva para a localização das mais importantes cavernas em Minas Gerais”, comemora.

No século XIX, o pesquisador dinamarquês explorou centenas de cavernas no Estado. Além disso, descobriu mais de 12 mil peças fósseis na região de Lagoa Santa. “Acredito que seja importante valorizar a atuação de cientistas de gerações passadas, pois eles abriram caminho para muitas de nossas conquistas atuais”, afirma o professor mineiro.
 

O achado deve ser divulgado oficialmente na próxima edição do Congresso Internacional de Espeleologia.

Riqueza

Minas Gerais concentra 38,5% de todas as 16.034 cavernas do Brasil,segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As grutas da Lapinha, de Maquiné e Rei do Mato são algumas das mais conhecidas. 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »
visitas

242503

views

670232

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.6%
63.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp