22/03/2021 às 17h46min - Atualizada em 22/03/2021 às 17h46min

Saúde do homem- Por Gláucia Menezes Paiva

J15MNEWS
Cláucia Menezes Paiva
Talvez pareça mais do mesmo falar sobre a importância dos cuidados com a saúde, mas hoje quero falar especial para você HOMEM, falar sobre a importância dos cuidados preventivos.

Acredito que talvez de você tenha aprendido que precisa ser forte e valente, e que cuidados é coisa para gente fraca, talvez você não dê a devida importância a sua saúde, e não só a saúde física, mas também a saúde mental, porque isso vai demonstrar fragilidade, vulnerabilidade ou coisa do tipo.

O que é complicado a meu ver, uma vez que independente do sexo biológico todos nós somos serem humanos com as mesmas limitações, todos um dia vamos morrer!

Parece pesado falar sobre morte, ainda mais nesse contexto que estamos vivendo de pandemia, mas talvez essa seja a melhor hora para falar sobre isso.

Se a única certeza que temos na vida é a que vamos morrer, então não gastar o tempo que ainda temos de vida com o que realmente importa, e quer saber qual é a coisa que mais importa? VOCÊ!!

Isso mesmo, estamos acostumados a sempre olhar para o outro, cuidar do outro, e vocês homens, claro que não generalizando porque muita coisa já mudou, mas vocês ainda acreditam que buscar ajuda é sinal de fraqueza, independentemente de onde venha essa ajuda (amigos, família, terapeutas, médicos), por isso vocês acabam sofrendo bem mais do que nós! Afinal temos necessidade de fala, e se tem uma coisa que fazemos bem e falar viu, mesmo tendo consciência com hora de falamos de mais, né (risos).

Se você ainda é jovem tenho certeza que deve estar pensando, eu estou ótimo não preciso ir ao médico é só para a academia que já estou cuidando da minha saúde, se você é adulto pode pensar não tenho tempo para cuidar da saúde, por isso eu não vou nem na academia mais, me alimento mal, mas quando você envelhece muitas vezes não consegue usufruir de tudo o que conquistou durante toda sua jornada na terra, porque agora você precisa tratar do foi adiado e negligenciado uma vida toda.

Cuidar da saúde não se resume apenas em fazer caminhada ou ir à academia, é claro que essas ações são de fundamental importância, mas essa é apenas uma pequena parte de tudo o que é necessário para ter uma saúde em dia, então repense, faça uma avaliação médica pelo menos 1 vez por ano, faça terapia, medite, faça atividades físicas, cuide da sua vida espiritual, alimente-se bem, e principalmente procure viver uma vida feliz praticando a gratidão.
 Vamos então falar de morte novamente?

Os indicies de morte de homens eles são sempre muito elevados e por vários motivos e um dos principais são problemas de saúde e suicídio. E isso está diretamente relacionado a saúde física e metal.

É necessário que você entenda que a solução dos seus problemas não está no uso de álcool e outras drogas, muito menos em outros vícios como jogos e/ou pornografia.

E essas mortes poderiam ser evitadas, se você homem entendesse a importância de um cuidado preventivo, como diria o velho ditado “prevenir e melhor do que remediar”.
Está disposto a não fazer parte das estatísticas?
Por isso cuide-se porque existem pessoas que te amam e fazem tudo para te ver bem!

Como disse o Major Diógenes Munhoz do corpo de bombeiros de São Paulo: Em uma época em que TER é mais valorizado do que SER, quem sabe seja a hora da gente repensar alguns conceitos, porque afinal de contas o que você mais deseja não está em sua volta, mas dentro de você.

E aí, gostou dessa mensagem ou não gostou comenta ai, vamos conversar!
Link
Relacionadas »
Comentários »
visitas

231567

views

640973

A pandemia de covid-19 colocou o mundo diante de um dilema: com o número de casos explodindo e um estoque limitado de doses de vacinas, quem deve ser imunizado primeiro?

36.6%
63.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp